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Sobre Nos

Somos um coletivo que nasceu em Annecy, nos Alpes franceses, e desde 1947, damos vida ao futuro do esporte.

Nos dedicamos a criar equipamentos que transformam as experiências esportivas.

Nossa profunda conexão com a natureza e as pessoas nos torna melhores.

Nosso propósito: ajudar as pessoas a revelarem a melhor versão de si mesmas por meio de experiências esportivas gratificantes ao ar livre.

E, além disso, contribuir para que se tornem agentes de mudança positiva.

O QUE NOS MOTIVA

IMAGINAÇÃO

ESPÍRITO FAMILIAR

COMPROMISSO

SIMPLICIDADE

DIVERSIDADE

“O que mais me fascina é o que farei amanhã.”

Georges Salomon

1947: A companhia François Salomon et Fils é fundada

Embora possuísse um diploma universitário, Georges Salomon não tinha a intenção de seguir o desejo de seu pai — que queria que ele se tornasse professor — e expressou sua motivação para se juntar à empresa familiar. Ao mesmo tempo, no pequeno ateliê da família localizado na histórica Annecy, eram produzidos esquis com bordas chanfradas, cuja patente foi registrada em 28 de maio de 1947 (n.º 948 013). A partir desse momento, Georges se interessou pelo desenvolvimento do esqui como esporte de lazer nas vilas montanhosas próximas, que estavam começando a instalar teleféricos.

1957: Lançamento da ponteira de segurança “Skade”

O esquiador campeão Emile Allais concorda em emprestar seu nome a essa peça de bico desenvolvida por Georges Salomon, que combina um movimento de torção com um movimento para frente (Patente nº 1 130 484 de 7 de maio de 1955). Dois anos depois, a primeira fixação – o Lift – substitui as tradicionais tiras de couro. Essa primeira fixação de segurança é um sucesso. A empresa recruta, expande-se e desenvolve novos produtos.

1979: Lançamento das primeiras botas de esqui Salomon, as SX90

As SX90 são as primeiras botas com entradas posteriores e retenção do calcanhar. Para sua criação, a Salomon contrata o designer do TGV, Roger Tallon. No processo de fabricação, a empresa sediada em Annecy aperfeiçoou o processo de moldagem de plástico e a multi injeção de componentes técnicos, assim como o uso de tecidos especiais e materiais compostos. Inicialmente lançadas na França, um ano depois, são lançadas em todo o mundo. As famosas botas laranjas fazem um sucesso estrondoso.

1980: Lançamento do SNS (Sistema Nórdico Salomon), um sistema revolucionário de botas e fixações

Os primeiros modelos, cujo design é verdadeiramente original, são vendidos na França e na Suécia. Em apenas três anos, a Salomon se torna a líder mundial nesse tipo de equipamento. O SNS se baseia em um novo princípio que busca incorporar flexibilidade na fixação, em vez de na bota. A empresa cria uma filial no Japão. A Salomon atinge seu recorde com 329.183.000 francos em vendas, apesar de ter se endividado para desenvolver suas botas de esqui.

1990: Salomon lança seus primeiros esquis, os S9000

Desde 1984, a Salomon tem se preparando e investido 350 milhões de francos em uma planta ultramoderna e automatizada em Rumilly, Alta Sabóia (França), para começar sua jornada no segmento de esqui. A marca havia abandonado a estrutura de "sanduíche", amplamente adotada, na qual os componentes são empilhados, incrustados em resina e prensados. Em vez disso, os novos S9000 chegam com uma estrutura monocasco projetada como uma barra independente de fibra de vidro, cuja missão é garantir uma melhor adesão, além de serem fabricados sem o uso de solventes.

1992: Lançamento da linha de botas de caminhada Adventure

A linha Adventure é lançada na primavera de 1992 e seu sucesso é estrondoso. Um artigo do New York Times descreve o acontecimento como “Caminhando em direção ao futuro com botas mais leves”. No mesmo ano, a Salomon se torna o fabricante de maior sucesso nos Jogos Olímpicos de Albertville, fornecendo equipamentos para lendas como Edgar Grospiron. As botas de esqui integrais são desenhadas em colaboração com o grande campeão Ingemar Stenmark.

1997: Lançamento da prancha de snowboard da Salomon

Após um lançamento preliminar de marketing em 1996 com 3000 unidades, a Salomon lança uma linha completa de pranchas, calçados e roupas sob a marca Bonfire. A empresa aproveita seu domínio sobre o problema generalizado da “transmissão do pé” para inovar de forma autêntica com suas botas e fixações de snowboard. O sucesso e a filosofia do novo departamento (“Be serious, have fun”) inspiram o resto da empresa, e o logotipo redondo criado para o mercado de snowboard acaba sendo adotado na comunicação geral da marca.

1997: Teneighty: primeiro sucesso da nova escola de freestyle

Após receber o pedido de esquiadores canadenses da categoria mogul, a Salomon se lançou ao desafio de criar o primeiro esqui twintip dedicado ao freestyle da nova escola, uma disciplina emergente inspirada no snowboard e no esqui freestyle (de obstáculos e acrobático). Este modelo laranja, tão emblemático, se tornou um grande sucesso comercial.

1997: Lançamento do patins em linha

O lançamento dos produtos de patins em linha reflete perfeitamente a essência da Salomon: começar do zero para diversificar e transformar a linha criada em um sucesso em 2 ou 3 anos, como aconteceu com os esquis. A Salomon aplica sua cultura de esqui ao setor e desenvolve estruturas inovadoras para transmitir a energia do pé para as rodas, além de incluir o quicklace, para amarrar os cadarços mais rapidamente.

2002: XA PRO: os tênis do futuro por excelência no raid de aventura

As XA Pro, precursoras do trail running, são a referência técnica nos raids multiesportivos. A leveza e a velocidade são aprimoradas, e o primeiro modelo é relançado para o mercado da moda urbana.

2008: Kilian Jornet vence a UTMB com uma mochila inovadora de trail running

Um nome irrompe no mundo das corridas ultra como um trovão na noite: trata-se de um corredor quase desconhecido de 19 anos que quebra o recorde da UTMB e vence, superando os veteranos dessa disciplina. Esse foi o pontapé inicial do incrível boom do trail running, do qual Kilian Jornet se tornará o maior representante e inspiração. A Salomon cria a mochila Skin, tornando-se uma marca pioneira na tendência do equipamento minimalista.

2013: Lançamento do tênis XT-6 para trilhas de longa distância

O inconfundível modelo XT-6 tem história, é visualmente marcante e foi originalmente projetado para corridas de trilhas de longa distância. Posteriormente, faz uma incrível aparição no ambiente urbano, especialmente no mundo da moda. Ao mesmo tempo, a tecnologia patenteada "My Custom Fit 3D" revoluciona o conforto ao ser incorporada nas botas de esqui, o que torna a Salomon uma referência no segmento de 100 mm.

2021: A Advanced Shoe Factory 4.0: uma linha de produção com selo francês

A Salomon realoca parte da produção de seus calçados de alta gama para a França. Para a criação e construção dessa fábrica, a marca se associa ao fornecedor SME Chamatex, especializado em tecidos técnicos. Neste espaço, que opera em turnos de 3x8 com cerca de 50 funcionários, é fabricado um par de sapatos por minuto.

2022: Tomorrow is Yours: Salomon celebra 75 anos de existência e inovações

'Tomorrow is Yours" faz referência a Georges Salomon, que costumava dizer: 'O que mais me fascina é o que vou inventar amanhã!' Ao conectar a herança de inventividade e uma atitude de abertura positiva para o futuro, Salomon amplia os horizontes para traçar suas próximas curvas, caminhos e aventuras.

Tomorrow is yours