Carrinho de Compras

Por que correr? 5 benefícios da corrida

Publicado por Caroline Gomes em
Por que correr? 5 benefícios da corrida
Seja qual for a sua motivação, correr faz muito bem. Aqui estão cinco razões pelas quais você deve correr.
Se você nunca praticou este esporte, comece agora!

1 - É DIVERTIDO

Sair para uma corrida é agradável de várias maneiras: permite que você aproveite a natureza e limpe sua mente, mas também ajuda você a entrar em forma e alcançar seus objetivos.

Se você teve um dia cansativo, correr é uma ótima maneira de terminar o dia melhor, mesmo que esteja tendo dificuldade em encontrar tempo. Muitas pessoas começam a correr porque sentem que é necessário, e depois de um tempo simplesmente não conseguem parar.
 

2 - É SAUDÁVEL

Correr é bom.
Estudos mostram que o esporte e, por extensão , a corrida, é bom para sua saúde. A prática regular de atividade física ajuda a manter o sistema musculoesquelético ( músculos e ossos) e reduz o risco de contrair diabetes, problemas de colesterol, hipertensão e até doenças cardiovasculares. Portanto, fica claro que praticar esportes é uma maneira muito boa de garantir sua saúde. Em termos gerais, a Organização Mundial da Saúde recomenda que os adultos dediquem pelo menos 150 minutos (2,5 horas) por semana em atividade física aeróbica vigorosa e de resistência. Correr claramente se enquadra nesta categoria esportiva. Mas não se preocupe se você não puder se comprometer com sessões longas, pois mesmo em pequenas quantidades (como menos de 30 minutos por dia), praticar atividade esportiva (como correr) regularmente é benéfico para o seu corpo. saúde.
 
 
Esses benefícios podem ser classificados em três categorias:


-Benefícios cardiovasculares
Um grande estudo, com 232.149 participantes, publicado em 4 de novembro de 2019 no British Journal of Sports Medicine (Z. Pedisic, N. Shrestha, Kovalchik Set), observou uma redução de 30% no risco de morrer por causas cardiovasculares entre esses participantes que corriam regularmente, mesmo que corressem menos de 50 minutos por semana.
Correr ativa e fortalece o sistema cardiovascular. Quanto mais você corre, maiores são os benefícios.
Lembre-se que é importante fazer check-ups médicos regulares para antecipar se a prática de um esporte específico pode ser prejudicial à sua saúde. Se você corre (ou pratica qualquer outro esporte) em um nível de cardio de alta intensidade, recomendamos que você consulte seu médico regularmente.

-Benefícios musculoesqueléticos (ossos, músculos e articulações)
"Nossos corpos podem se machucar se não os exercitarmos, mas também se os exercitarmos excessivamente. A mesma coisa acontece com a corrida. Portanto, devemos encontrar o equilíbrio perfeito entre quantidade e intensidade para não nos machucarmos. esporte, o corpo aprende a se adaptar à corrida. Se você está apenas começando, é essencial que você siga um plano de treinamento progressivo para não forçar a máquina muito cedo. Para ajudar seu corpo a se adaptar de maneira ideal, planeje seu plano de sessão priorizando a consistência sobre a quantidade.

Se esse equilíbrio for respeitado, a corrida fortalece os músculos e as articulações e até reduz o risco de contrair certas doenças. A corrida movimenta os ossos a cada passada e, assim, fortalece o esqueleto e pode prevenir o aparecimento de diversas doenças, como a osteoporose."
- Dr. Pascal Edouard , especialista em medicina esportiva e reabilitação.

-Benefícios mentais
Correr nem sempre é fácil. Correr pode expô-lo a sucessos e fracassos. Superar desafios tanto nas corridas quanto nos treinos e atingir metas gera satisfação e ajuda a fortalecer a autoestima.
Quando você corre, você se concentra nas sensações do seu corpo e esquece todo o resto. Isso permite que você limpe sua mente e reduza seu nível de estresse. Para alguns, correr é até uma forma de meditação.
Depois de uma boa sessão de corrida, muitas vezes você se sente cheio de energia positiva e sua capacidade de concentração geralmente melhora. É a maneira perfeita de começar o dia.
 

3 - PERDA DE PESO


Como qualquer tipo de exercício físico, seguir um programa de corrida com consistência e dedicação aumenta o gasto energético. Se aliada a uma alimentação saudável e balanceada, a corrida pode, em alguns casos, ajudar na perda de peso.
Mesmo que seu objetivo principal seja perder peso, os benefícios da corrida vão muito além e, como acabamos de mencionar, contribuem para melhorar seu estado geral de saúde.


4 - CORRER É ACESSÍVEL


Correr não é um esporte caro. Você quase não precisa de nenhum equipamento e também não demorará muito para se preparar para uma corrida, o que é extremamente útil se você correr regularmente.
O mais importante é que você tenha um par de tênis de corrida específico.  Existem alguns acessórios que podem aumentar seu desempenho e te proporcionar conforto, mas não são essenciais.
 

5 - PERTENCER A UMA COMUNIDADE


A corrida é um esporte individual, e há corredores que preferem correr sozinhos, enquanto outros preferem correr com amigos, como parte de um clube ou em uma competição. As competições muitas vezes geram uma sensação extra de motivação e contribuem para o seu bem-estar.
Pertencer a uma comunidade é fonte de motivação e confiança. Correr em grupo é uma boa maneira de conhecer pessoas e fortalecer amizades.
O aspecto comunitário da corrida é especialmente evidente nas corridas, sejam elas de 10 km ou maratonas. Na verdade, o que é melhor do que compartilhar uma paixão comum com outros corredores?
A corrida traz tantos benefícios que seria impossível listar todos eles. Estudos estabelecem claramente que a corrida está associada a uma melhora geral na qualidade de vida, então agora cabe a cada um encontrar suas próprias razões para correr, dependendo de sua personalidade e objetivos.

Publicação mais recente