Carrinho de Compras

Como limpar os seus tênis?

Publicado por Caroline Gomes em
Como limpar os seus tênis?
Limpar tênis de corrida não é apenas uma questão de estética do calçado. Também é importante por razões de higiene e durabilidade. Neste artigo, damos-lhe uma série de dicas práticas.

 

 

SIGA OS SEGUINTES PASSOS PARA LIMPAR SEUS SAPATOS:

 

Duração: menos de 10 minutos
Materiais: uma pia com água corrente, escova de cerdas macias e spray desinfetante e impermeabilizante se necessário.
- Se seus tênis de corrida estiverem muito sujos, remova o máximo de lama e sujeira o mais rápido possível, enxaguando-os, por exemplo, sob uma fonte ou em um riacho. A lama é muito mais fácil de limpar quando ainda está molhada. Também é recomendável agitá-los batendo uma sola contra a outra: segure os tênis primeiro pelos calcanhares e depois pelas biqueiras.
 

QUANDO CHEGAR EM CASA:

Afrouxe os cadarços ou Quicklace™.

 

Tire as palmilhas dos tênis.

 

Lave-as e coloque-as para secar em um local bem ventilado.

 

Lave os tênis em água corrente. Use uma escova de cerdas macias ou uma esponja para limpar a lama e a sujeira caso seja necessário.

 
Depois de lavar os tênis, secá-los bem é fundamental! Deixe-os em local bem ventilado, em temperatura ambiente. Não os exponha à luz solar direta nem os deixe perto de uma fonte de calor, como um aquecedor. Uma dica para acelerar o processo de secagem: coloque jornal dentro dos tênis.
 
Certifique-se de que os tênis estão completamente secos antes de colocar as palmilhas e amarrar os cadarços.
 
Se ainda cheirar mal, borrife o interior com um spray desinfetante ou desodorizante.
 
 
Se os tênis tiverem uma membrana do tipo GORE-TEX, pode aplicar um tratamento para restaurar a impermeabilização do exterior com um spray ou uma esponja especialmente desenvolvida para este efeito. Em ambos os casos, siga as instruções do produto para saber em que ponto do processo de limpeza você deve aplicar o tratamento.
Nunca coloque tênis de corrida na máquina de lavar ou use detergente em pó ou sabão para lavá-los, você pode danificá-los.
Entre as sessões de corrida, nunca coloque seus sapatos em um saco plástico ou no armário; guarde-os em local seco, aberto, bem ventilado e protegido da luz solar.

 

COM QUE FREQUÊNCIA DEVO LIMPAR MEUS CALÇADOS?

Após cada sessão de corrida:
- Retire as palmilhas do calçado. - Deixe-os em local aberto, seco e bem ventilado.

Depois de pisar na lama (o que geralmente acontece em corridas de trilha) ou se os calçados estiverem sujos:
- Remova toda a lama que puder antes que ela seque.
- Limpe-os com água conforme detalhado acima.
- Insistimos: lembre-se que é importante que os calçados sequem bem!

 

POR QUE É NECESSÁRIO LIMPAR OS CALÇADOS?

Limpar seus tênis de corrida (ou qualquer outro tipo de calçado) é uma parte importante dos cuidados com seus tênis para que tenham maior durabilidade. Por exemplo, a lama seca forma uma crosta que torna o material externo rígido. Nestas condições, o referido material desgasta-se muito mais rapidamente nos pontos onde as dobras são marcadas. A sujeira também pode penetrar nas fibras do material, levando ao desgaste do calçado.

A transpiração dos pés cria um ambiente úmido que facilita a proliferação de bactérias. Esse processo gera maus odores que, em pouco tempo, podem ser muito desagradáveis ​​ou até insuportáveis. Agora, arejar seus calçados após cada corrida geralmente é suficiente para minimizar os maus odores.

 

COMO GUARDAR OS TÊNIS DE CORRIDA

No final da temporada (ou quando você decidir que vai deixar seus calçados sem uso por alguns meses) lave-os bem e deixe-os secar completamente.
Retire as palmilhas e guarde os calçados em local aberto, protegido da umidade e da luz solar. Não os coloque em um saco plástico ou em uma caixa hermética!
Também não os guarde em armários onde não circule o ar, nem dentro de gavetas ou sacos esportivos.
Nossa dica final para manter seus calçados limpos é colocar um par de meias limpas e secas toda vez que for correr. E não se esqueça de que, não importa onde você corra, você deve sempre usar tênis feitos especificamente para corrida, não os tênis para o dia a dia. Isso lhes dará tempo suficiente para secar completamente e para que a espuma recupere suas propriedades entre as sessões.

Publicação mais antiga